No Brasil, o Ludens /MN/UFRJ tem mantido relações de cooperação em atividades com o Cidades – Núcleo de Pesquisa Urbana, da UERJ (PPCIS/UERJ), o Laboratório de Antropologia da Religião da Unicamp (LAR/UNICAMP), o Núcleo de Estudos Ritual e Sociabilidades Urbanas – Risu (PPGSA/UFRJ) e com Núcleo de Estudos de Antropologia, Memória, patrimônio e expressões Museais (NEAP), da Faculdade de Ciências Sociais e do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (MA/UFG).
Em atividades de extensão, temos conexões e colaborações com o Grêmio Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira e com diversos coletivos suburbanos do Rio de Janeiro, bem como com colégios públicos da cidade e municípios vizinhos.
No exterior, temos estabelecido cooperações com o CéSor / EHESS, incluindo o intercâmbio de pesquisadores e a recepção de alunas e alunos de pós-graduação. E participamos de uma pesquisa junto ao Emobi – Groupe de Travail Emotions et Mobilisations, do CNRS, sobre as possibilidades de comparação entre o incêndio de Notre Dame de Paris, o incêndio do Museu Nacional e outros desastres patrimonias, muitos dos quais envolvendo prédios e objetos de cunho religioso.
Temos procurado participar de maneira ativa nas Reuniões Brasileiras de Antropologia, promovidas pela Associação Brasileira da Antropologia – ABA, bem como das Jornadas da Associação de Cientistas Sociais da Religião do Mercosul – ACSRM.
Para essas diversas atividades,além do apoio do PPGAS/ MN/UFRJ, do Museu e da UFRJ, contamos com financiamentos da FAPERJ, Capes, CNPq e Fondation Maison des Sciences de l’Homme.