LUDENS

pesquisa

linhas de pesquisa

Esta linha de pesquisa concentra estudos sobre manifestações de cunho religioso, enfatizando sua relacionalidade e dinâmica, ao identificar as conexões e imbricamentos que estabelecem com outros domínios da vida social. Dessa forma, pretende-se relativizar tanto a ideia de uma “autonomia” do campo religioso, como sua essencialização. Pretende-se ainda rever concepções de separações nítidas entre o religioso e secular, e mesmo entre os diferentes sistemas religiosos.

Trata-se de uma linha de pesquisa voltada à análise do culto aos santos e das devoções de uma perspectiva etnográfica, destacando as categorias e as formas de culto encontradas em diferentes situações. Procura-se através dessas etnografias, comparadas entre si e com a literatura das ciências sociais, atualizar as teorias da reciprocidade e da sociabilidade, incorporando as modalidades relacionais desenvolvidas com as pessoas santas.

Nesta linha de pesquisa dedicamo-nos ao estudo de festas e eventos críticos, acionando perspectivas teóricas sobre rituais, performances e simbolismo utilizadas por várias correntes antropológicas. Pretendemos explorar as articulações entre público e privado, social e cosmológico, memória e transformação, unidade e multiplicidade, pessoas e coisas. Pretendemos também discutir as implicações, para diferentes coletividades, de classificação desses fenômenos como “cultura” e/ou “patrimônio imaterial”.
Os trabalhos associados a essa linha de pesquisa pretendem explorar as dimensões materiais de atividades e concepções qualificadas de religiosas, em diálogo com pesquisadores nacionais e internacionais preocupados com o estudo da religião material (“material religion”) e com os debates sobre materialidades.
Nessa linha, estudamos as relações que se estabelecem entre formas materiais e formas expressivas musealizadas (isto é, colecionadas em museus); e/ou patrimonializadas (qualificadas de patrimônio), seus produtores e detentores e as instituições de conservação responsáveis por sua posse ou guarda. Enfatiza-se as articulações com os conceitos de cidadania patrimonial e emoção patrimonial.
SUB-ÁREAS
Antropologia da Religião, Rituais e Simbolismo, Antropologia da Cultura Material, Antropologia da Cultura Popular, Antropologia dos Patrimônios e das Instituições de Conservação

PESQUISAS EM ANDAMENTO

PESQUISAS ENCERRADAS

extensão