LUDENS

2019 – ATUAL
O presente projeto prevê a colaboração de pesquisadores e alunos do Museu Nacional da UFRJ no registro da memória de segmentos do GRES Estação Primeira de Mangueira, de duas formas: 1) levantamento do material bibliográfico e audiovisual existente sobre o esta escola, produzindo um banco de referências; 2) Realização de vinte entrevistas gravadas a partir das técnicas de história oral com pessoas consideradas importantes para a história de Mangueira, a fim de produzir um banco de depoimentos. O banco de referências e o banco de depoimentos serão armazenados em cópias tanto na escola de Samba como no Museu Nacional, funcionando como instrumentos para a memória dessa importante instituição cultural das classes ṕopulares cariocas, que é a Mangueira, e para a recomposição de parte do acervo de Patrimônio Cultural do Museu Nacional. Busca-se gerar um acervo valioso de registros sobre as formas de organização e manifestação cultural de parte das classes populares e grupos subalternos da sociedade carioca, que expressam sua criatividade, sua visão de mundo e sua religiosidade de forma lúdica, nas performances carnavalescas. Projeto aprovado pelo edital RUA 2019 / UFRJ.
EQUIPE: Renata Menezes, Lucas Bártolo.

galeria de imagens