2019 – ATUAL

A pesquisa tem por objetivo contribuir com a reconstrução do Museu Nacional após o incêndio de 02 de setembro, que dizimou a maior parte dos acervos científicos ali salvaguardados. Ligado ao processo mais amplo de reorganização do Museu, o projeto está sediado no Departamento de Antropologia e visa colaborar com a recomposição física e digital de parte das coleções etnológicas da instituição, estabelecendo algumas diretrizes e metas para atualizá-las e recompô-las no quadro das discussões contemporâneas sobre patrimônio. Pretende ainda produzir uma reflexão crítica sobre as condições da reconstrução, tomando como base uma etnografia do desastre e princípios dialógicos de constituição de conhecimento. Para tanto, o projeto “Resgate Patrimonial” se propõe a operar em várias dimensões investigativas, articulando elementos das áreas das antropologias do museus e patrimônios e do desastre, com dimensões práticas de geração de tecnologias sociais para auxiliar nos trabalhos de resgate de remanescentes de coleções científicas, de potencialização de novas tecnologias para tal tarefa. Como resultado final, busca-se que o acervo do DA/MN seja reconfigurado, saindo da matriz evolucionista e colonial que marcou sua origem para assumir perspectivas mais horizontais e dialógicas que as teorias críticas da representação têm levantado nas últimas décadas. Pretende-se ainda produzir registros digitais sobre peças e documentos resgatados no sítio arqueológico que se tornou o Palácio da Quinta da Boa Vista, contribuindo para a formação e alimentação de bases de dados e sítios de difusão científica virtual em articulação como pesquisadores da FGV e COPPE/UFRJ. Além disso, uma parte dos recursos será destinada à recomposição de equipamentos e material bibliográfico que compunham a infraestrutura dos laboratórios dos professores envolvidos com o projeto.

EQUIPE:  Edmundo Marcelo M. Pereira (Coordenador) | Renata de Castro Menezes, Mariane Vieira (Integrantes)